quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aspectos economicos da Suiça


Enquanto a Suíça importa mais do que exporta, em valores ela tem grandes investimentos no exterior.

Estatísticas atuais refletem a turbulência de anos recentes no mercado mundial de ações e também a desvalorização do dólar. Apesar disso, os investimentos suíços direcionados ao exterior totalizaram 426 bilhões de francos suíços, no final de 2003, enquanto que as inversões estrangeiras, na Suíça, alcançaram a casa dos 190 bilhões de francos suíços.

Segundo estimativas feitas por pesquisadores do Anuário de Competitividade Mundial do IMD – Instituto de Gestão e Desenvolvimento, de Lausanne – os investimentos suíços no exterior atingiram a casa dos 28 bilhões de francos suíços, em 2004. Este é o quarto mais alto nível de investimento mundial em relação ao Produto Interno Bruto.

Um terço desses investimentos no exterior encontra-se aplicado nos Estados Unidos, registrando-se, porém, um crescente fluxo, em relação às novas economias emergentes do leste e do centro europeus, como Polônia, República Checa e Hungria.

Tradicionalmente, os investimentos têm fluído para o exterior, mas a Suíça também atrai capital estrangeiro.

Segundo as estimativas da IMD, a Suíça atraiu mais de 14 bilhões de francos suíços em investimentos estrangeiros, em 2004, colocando-se em 12º lugar, à frente da Rússia e da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário